Psicóloga Clínica

On-line e Presencial em Jaraguá do Sul, SC.

Você não precisa continuar sofrendo com questões que lhe causam desconforto no dia a dia. Aprenda a ser mais espontâneo, criativo e assertivo na resolução de seus problemas, deixando sua rotina mais leve.

Sobre mim

Helena Kluch Schwirkowski

CRP 12/21026

Olá, que bom que chegou até aqui, me chamo Helena, sou psicóloga clínica e estou aqui para te ajudar na sua dificuldade. Antes de falar sobre quem sou eu como psicóloga, gostaria de falar um pouco sobre outros papéis que desempenho na minha vida. Tenho 24 anos, sou filha, a irmã mais nova, a esposa e amiga. Sou apaixonada por cafés da manhã, praia e conversas acompanhadas de uma boa comida.  No processo terapêutico você vai poder me conhecer um pouquinho mais… Realizo atendimentos de forma on-line e presencial em Jaraguá do sul, para adolescentes (acima de 18 anos) e adultos. Me formei em 2021, pela Uniasselvi de Guaramirim-SC. Sou pós graduanda em Psicodrama e possuo formação em comportamento alimentar.

Como posso te ajudar:

Benefícios da terapia

Como a psicoterapia pode me ajudar a melhorar minha autoestima? 

 

Autoestima é como você se enxerga e se valoriza nas situações da sua vida. É sobre como você se sente em relação a si mesmo. Se você se vê como alguém que merece amor, respeito e valor, isso é uma autoestima saudável. Se você se vê de forma negativa, com autocrítica e sentindo que não vale muito, isso é uma autoestima baixa. O psicodrama auxilia o indivíduo a entender e melhorar sua autoestima, explorando sentimentos, pensamentos e experiências em situações dramáticas. É como se fosse uma “encenação terapêutica” onde você pode se expressar e aprender a se ver de forma mais positiva. Isso pode ajudar a construir uma imagem de si mesmo mais saudável e confiante.

Como é realizado o tratamento para depressão?

O tratamento da depressão com a abordagem psicodramática é dinâmica e interativa, que visa ajudar os indivíduos a explorar suas emoções, pensamentos e comportamentos relacionados à depressão e a desenvolver habilidades para lidar com ela de maneira mais eficaz. É importante destacar que o tratamento da depressão é frequentemente uma abordagem multimodal, e a psicoterapia é uma parte integrante desse plano de tratamento mais amplo, muitas vezes combinado com, medicamentos e outras intervenções conforme necessário.

Como a terapia pode me ajudar a  melhorar a minha relação com a comida?

 Te ofereço um ambiente seguro para expressar suas preocupações e medos em relação à comida. Auxiliando a reduzir a ansiedade e a sensação de isolamento em torno de questões alimentares. A terapia permite que você explore suas emoções, crenças, experiências passadas e atuais em relação à comida. Isso ajuda a identificar os fatores subjacentes que podem estar contribuindo para problemas alimentares.

Como funciona o Tratamento para ansiedade?

Na abordagem psicodramática, a ansiedade é compreendida como uma reação emocional a situações percebidas como ameaçadoras ou desafiadoras. A ansiedade pode ser explorada no psicodrama através de técnicas como a dramatização de situações que geram ansiedade, a expressão de sentimentos ansiosos por meio da representação de papéis e a busca por insights sobre as origens e os padrões da ansiedade de uma pessoa. O psicodrama trata a ansiedade oferecendo um espaço seguro e criativo para que os indivíduos explorem, expressem e compreendam seus sentimentos ansiosos.

Opiniões de clientes

Então, eu sempre fui a favor da terapia e sempre acreditei ser essencial para todos… Mas demorei um pouquinho para entender que os resultou não dependem somente da terapia mas também do profissional… A melhor coisa que poderia ter acontecido foi encontrar você, recomendo de olhos fechados pra qualquer pessoa! Além de ser ótima profissional você humanizou a terapia para mim, me acolheu de todas as formas possíveis e sempre me deixou 100% confortável para falar sobre qualquer assunto sem medo de ser julgada. Sempre disposta a ouvir e se preocupa de verdade com seus pacientes, atenciosa e consegue estar presente sempre que necessário mesmo com a distância geográfica. A melhor psicóloga possível!

AC. ⭐⭐⭐⭐⭐

A Helena é uma profissional totalmente fora da curva. Ela te faz sentir acolhida e segura pra enfrentar os desafios do dia a dia, você realmente sente que ela se importa com o que acontece na sua vida. As vezes pode demorar pra encontrar uma psicóloga que você se identifica de verdade mas quando você encontra vale muito a pena e a Helena definitivamente é essa pessoa.

JD. ⭐⭐⭐⭐⭐

Desde a primeira consulta, a Helena mostrou empatia pelas coisas que eu estava passando.. eu senti que realmente tava sendo acolhida e ouvida. Perdi as contas de quantas vezes entrei na consulta angustiada, e sai do atendimento super tranquila e me sentindo bem! É a melhor psicóloga que já vi, principalmente pela compreensão com a dor do outro. Recomendo demais! 🩷

JL. ⭐⭐⭐⭐⭐

Eu comecei a frequentar as sessões da helena em meados de junho/julho de 2022, estava numa das piores fases da minha vida, se não a pior, e foi justamente essas idas que me tiraram do fundo do poço. Hoje, 1 ano depois, eu afirmo que se não fosse pelo seu excelente trabalho, eu não teria mudado, eu ainda estaria preso naquele período de 2022. Sem sombras de duvida é uma das mais competentes na área, sabe conversar, e sabe ouvir principalmente, sabe resolver.

RO.⭐⭐⭐⭐⭐

Meu trabalho

Tenho experiência na condução e tratamento para ansiedade, depressão, comportamento alimentar e também para as demais demandas que angustiam e trazem sofrimento. Trabalho com a abordagem do psicodrama. O Psicodrama procura levar a pessoa a entrar em contato com questões que estejam dificultando sua atuação em situações cotidianas, por falta de espontaneidade e criatividade. Uma característica marcante na condução dos meus atendimentos é a relação estabelecida com meus pacientes.

Perguntas frequentes

Não costuma haver restrições de assuntos a serem explorados na terapia. Conforme o decorrer das sessões vamos criando um vínculo terapêutico, e assim o paciente fica mais confortável para tocar em determinado assunto. Se você tem uma ou mais questões que nunca discutiu com ninguém por algum motivo, pergunte ao psicólogo quais assuntos você, como paciente, pode levar à terapia. Fazer esse questionamento poderá tranquilizá-lo mediante a possibilidade de tocar nessas questões em consultas futuras.

A terapia se trata de um esforço conjunto do psicólogo e do paciente. Se não há disposição para ouvir o profissional, fazer as reflexões necessárias sobre o seu comportamento e efetuar mudanças em seu modo de vida, dificilmente a terapia será aproveitada. O mesmo acontece com tratamentos propostos por médicos: se o paciente não se compromete a aparecer na fisioterapia, não pratica os exercícios recomendados e não toma os medicamentos prescritos, dificilmente a sua saúde irá melhorar, certo? A terapia não é uma ferramenta mágica que faz os problemas desaparecem da noite para o dia.

O momento para buscar ajuda profissional é quando há o reconhecimento de sofrimento emocional persistente, o qual passa a comprometer a funcionalidade e produtividade da pessoa que sofre. Esse estado acaba afetando vários aspectos de sua vida, tais como saúde, trabalho, relacionamentos familiares e sociais.

© 2023 Helena Kluch Schwirkowski